RECEITAS CASEIRAS

BANHO DE BRILHO

Banho de Brilho Semi de Lino

Ingredientes:
- Shampoo utilizado no dia a dia
- 1/2 tubo de tinta da mesma coloração e marca que você costuma utilizar
- 2 colheres de creme hidratante capilar branco
- 20 ml de água oxigenada volume 20
- 1 ampola Arovit
- 1 ampola Semi di Lino Alfaparf azul

Como preparar:
Pegue um recipiente e misture o meio tubo de tinta, as duas colheres do creme de hidratação e a água oxigenada que ajudará a dar um brilho mais intenso. Mexa e então adicione o conteúdo das ampolas.
Como fazer:
Lave os cabelos com shampoo. Não use condicionador, pois este produto fecha as cutículas capilares e elas precisam estar abertas para o procedimento fazer efeito. Tire o excesso de água com uma toalha. Faça uma repartição do cabelo em quatro partes. Aplique a mistura que você preparou do banho de brilho, mecha por mecha. Massageie os fios fazendo movimentos circulares. Coloque a touca térmica. Para atingir o efeito desejado, deixe o creme agir por 30 minutos. Lave os cabelos. Deixe secar naturalmente ou se preferir faça uma escova ou passe a prancha. Pronto!

Banho de Brilho Arovit

Ingredientes:
2 colheres (de sopa) de Biocolor da cor que preferir
2 colheres (de sopa) de creme Mamaína ou Neutrox
2  colheres (de sopa)  de água oxigenada cremosa de 20 volumes
2  colheres (de sopa)  de shampoo neutro
1 ampola de Aderogil ou Arovit (encontra em farmácias)

Como preparar:
Misturar tudo e passar no cabelo começando pela raiz.
Deixar 50 a 60 minutos e lavar bem.

Banho de Brilho de Mel

Ingredientes:
- 1 abacate inteiro
- 2 colheres (sopa) de mel
- 5 cubos de gelo picado

Como preparar:
Bata no liquidificador o abacate e o mel. Despeje, aos poucos, o gelo. Deixe a mistura ficar homogênea. Separe o cabelo em mechas e aplique. Espere e deixe agir por 25 minutos. Se tiver uma touca térmica, utilize, pois ela intensificará a ação do creme. O segredo desta mistura é o gelado. Enxágüe em água corrente.

Banho de Brilho de Maçã

Ingredientes:
- 1 maçã média
- 1 colher (sopa) de mel
- ½ copo de água

Como preparar:
Bata a maçã, o mel e a água no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Separe as mechas do cabelo e aplique o creme. Deixe por 25 minutos e utilize a touca térmica, se tiver. Enxágüe em água corrente.
Após os 25 minutos, enxágüe em água corrente. As duas receitas além de dar brilho aos cabelos, também hidrata e os deixa mais fortes.

Com estas receitas de banho de brilho os cabelos ficam muito mais hidratados, fortes, perfumados e macios!

Banho de Brilho Luminousus Color

Ingredientes:
1/2 tubo de tinta (da sua coloração usada e da mesma marca )
20 ml de creme hidratante capilar de cor branca(creme usado para massagem)
20ml de água oxigenada de 20 volumes.
1 ampolas Arovit( a venda em farmácias).
1 Ampola Semi di Lino Alfaparf (azul)

Como preparar:
Aplique nos fios lavados com shampoo retire o excesso da água com a toalha ,aplique e massageie deixando agir por 30 min. Enxágue.

Obs: O banho de brilho luminousus color ativa a coloração e atua na hidratação dos cabelos trazendo de volta os nuances perdidos pelas agressões do mar, piscina e exposição ao sol. Podendo ser feito quinzenalmente por se tratar de uma leve química.


Para ter fios bonitos, a hidratação deve ser realizada com freqüência. Mas engana-se quem pensa que esse processo exige idas constantes ao salão de cabeleireiro.

Atenção!
Prepare as receitas em pote de vidro ou louça, somente para uma única aplicação e use produtos frescos e de qualidade.

Importante!
Se você colocar as máscaras diretamente sobre os fios, pode ser difícil de remover os resíduos, principalmente de ingredientes triturados. Faça um sachê de tecido fino, de trama bem larga, como aquele usado em fraldas infantis, medindo 25 cm x 25 cm, e deixe uma abertura pequena para colocar a fórmula. Aplique, então, no cabelo envolvendo com uma toalha de algodão para facilitar a absorção. Confira abaixo receitas ótimas para deixar o seu cabelo macio e sedoso!


Cabelos secos ou ressecados

Ingredientes:
1/2 abacate médio
1 colher de mel
1/2 colher (sopa) de azeite
1 gema de ovo

Como preparar:
Bata no liquidificador, coloque no sachê e aplique. Deixe agir de 20 a 30 minutos, enxágue com água fria e lave os fios com seu xampu habitual.


Cabelos Normais

Ingredientes:
1 copo de iogurte integral sem sabor
1/2 manga-rosa grande.
1 colher (café) de óleo de girassol

Como preparar:
Bata no liquidificador  o iogurte e a manga, acrescente o óleo de girassol e esprema o líquido excedente. Coloque no sachê e aplique. Deixe agir de 20 a 30 minutos, enxágue com água fria e lave os fios com seu xampu habitual.

Cabelos crespos e cacheados

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de nozes
1/2 xícara (chá) de leite de coco

Como preparar:
Passe pelo processador os ingredientes acima a forme uma pasta. Coloque no sachê e aplique. Deixe agir de 20 a 30 minutos, enxágue com água fria e lave os fios com seu xampu habitual.





HIDRATAÇÃO

Hidratação para cabelos Alisados

Segundo os especialistas em cabelos hidratação  é a melhor solução para quem sofreu ou não algum tipo de química agressiva aos fios, a hidratação no salão ou caseira pode ajudar e muito suas madeixas, ela costuma ser feita quinzenalmente e isso é muito bom, pois traz vida nova aos cabelos quimicamente tratados.
Aqui vai uma receita super fácil e potente na hidratação do seu cabelo, você vai precisar de ingredientes naturais e o mínimo de tempo possível, além de tudo seu cabelo ganhará muito mais força, brilho e maciez e serve para todos os tipos de cabelos inclusive os que sofrem alisamentos como progressivas, secador, relaxamento e chapinha.

Ingredientes:
1 cenoura
1 beterraba
½ copo de água natural
2 copos de mel

Como preparar:
O procedimento de prepara é muito simples, basta bater a cenoura e a beterraba no liquidificador, adicione a água e o mel, misturando tudo muito bem, até que forme uma pasta homogênea, logo após passe a mistura no cabelo úmido enrole no plástico PVC e deixe agir por 20 minutos, depois desse tempo lave as madeixas com seu xampu e condicionar habitual e bem lavado, para finalizar a hidratação passe um creme sem enxágüe, pronto seu cabelo está hidratado e bem cuidado!

Hidratação para cabelos Alisados

Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
2 ampolas de vitamina A
½ abacate
1 gema de ovo

Como preparar:
Bata no liquidificador tudo no liquidificador e aplique nos fios limpos e úmidos por 30 minutos. A mistura funciona como um hidratante poderoso. O abacate e o iogurte são emolientes e formam uma capa protetora ao redor dos fios, impedindo a perda de água.

Hidratação para cabelos Alisados ou com Progressiva 

Ingredientes:
 ½ abacate maduro
1 clara de ovo
 Condicionador

Modo de Preparo:
Coloque os ingredientes acima dentro do liquidificador e bata bastante. Depois reserve o creme em um potinho plástico. Lave os cabelos com shampoo, em seguida aplique a hidratação caseira em todo o comprimento dos fios  deixe a hidratação nos cabelos por 40 minutos.
Depois enxágüe com água morna e em seguida aplique um pouco do condicionador nos fios espere 3 minutos, ele irá fechar as cutículas e reter a hidratação anterior no cabelo, após o tempo de pausa volte a enxaguar os cabelos. Faça esse tratamento uma vez por semana.

Hidratação de Creme de Abacate e Queratina

Ingredientes:
1 abacate médio
1 colher (sopa) de mel puro
1 ampola de queratina (vendida em perfumarias)

Modo de Fazer:
Coloque todos os ingredientes dentro do liquidificador e bata por alguns minutos em seguida lave os cabelos com xampu específico para o seu tipo de cabelo, depois aplique o creme nos fios , enrole a cabeça com papel alumíno e deixe agir por 20 minutos. Em seguida retire com água morna. Para ativar o brilho dos cabelos, dê um último enxágue com 1 col. (chá) de vinagre de maçã em 1 litro de água.
Obs: Faça esse tratamento a cada 15 dias.

Receita caseira para quem faz muita chapinha

Ingredientes:
5 ml de Bepantol (pomada cicatrizadora) líquido
1 colher. (sopa) de açúcar (mascavo ou cristalizado)
2 colher. (sopa) de creme de tratamento

Modo de preparo:
Misture tudo em uma tigela não metálica e aplique no cabelo molhado. Massageie o couro cabeludo e os fios e deixe agir por cerca de 30 minutos. Enxágue.

Máscara Capilar Hidratante

Ingredientes:
1 folha de babosa
1 ovo
2 colheres (sopa) de creme hidratante capilar

Modo de fazer:
Coloque no liquidificador e bata os três ingredientes até misturar bem.

Aplicação:
Aplique sobre os cabelos úmidos e deixe agir por 20 minutos. Retire com água morna e lave com o seu xampu habitual. Repita o procedimento a cada 15 dias.

Resultado:
A babosa estimula a renovação das células capilares, além de ser profundamente adstringente, nutritiva e hidratante para os fios  sendo perfeita para os cabelos desidratados.

Máscara capilar para ter cabelos mais fortes

Ingredientes:
8 pedaços de abóbora do tamanho de uma jabuticaba
1 colher (sopa) de mel
1 copo (200 ml) de água

Modo de fazer:
Coloque a abóbora, a água e o mel no fogo. Espere ferver e deixe por 30 minutos. Bata no liquidificador até ficar um creme.

Aplicação:
Aplique em todo o couro cabeludo e também no comprimento dos fios. Deixe agir por 15 minutos e em seguida retire lavando com o xampu e o condicionador habituais. Repita o processo a cada 15 dias.

Resultados:
A abóbora,é rica em caroteno, vai aumentar a resistência do fio, principalmente em relação aos efeitos danosos provocados pelo sol e ao ressecamento causado pelo vento.

ALISAR E HIDRATAR

Ok meninas, é realmente inevitável. A maioria das garotas querem porque querem cabelos bonitos e saudáveis, mas acima de tudo, lisos. Vou ser sincera, para efeitos duradouros e para casos em que os cabelos são muito encaracolados, só mesmo produtos químicos podem dar jeito. Mas se vocês querem alongar a vida da sua escova, alisar cabelos ondulados ou manter seus cabelos lindos e hidratados, essas dicas de tratamentos caseiros são muito úteis.

• Alise seus cabelos naturalmente
- Coloque meio copo de leite em um frasco borrifador.  Borrife o leite no cabelo seco, penteie e espere 20 minutos. Lave com shampoo e condicionador normalmente. Seu cabelo ficará sedoso e lisinho. Não se preocupe que seus cabelos não ficarão com cheiro de leite azedo e os efeitos vão durar até a próxima vez que os lave.

• Tire o frizz e hidrate seus cabelos
- Misture 1 copo de qualquer tipo de condicionador com 3 colheres de mel e 1 colher de óleo de amêndoas. Aplique aos cabelos molhados, untando bem as pontas. Enrole uma toalha na cabeça e espere 20 minutos antes de enxaguar. Funciona muito bem para qualquer tipo de cabelo.

• Anti-Frizz
Nada pior do que aqueles cabelinhos voadores! Misture 1 colher de mel com 1 litro de água e use esta mistura sempre (3 a 4 vezes por semana) após lavar seus cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

• Hidratação intensiva de cabelos
Amasse um abacate e misture com meio copo de azeite morno. Aplique a misture aos cabelos molhados e espere 20 minutos antes de lavar normalmente com shampoo e condicionador.
Siga essas receitas e curta seus cabelos lisos, brilhantes e hidratados. E o que é o melhor, sem gastar muito dinheiro.


• Máscara Hidratante Capilar de Azeite, Mel e Abacate  
Misture 2 colheres de azeite, 3 colheres de mel e meio abacate amassado. Aplique aos cabelos secos e espere 15 minutos com uma touca plástica. Enxágue bastante com água morna.

• Máscara Hidratante Capilar de Azeite e Ovos
Misture 5 colheres de azeite com 2 ovos, passe no cabelo todo. Ponha uma touca plástica e espere 15 minutes. Lave com shampoo e condicionador normalmente.

Um produto milagroso para cabelos cacheados e cabelos secos é o Bepantol líquido. Adicione 2 ou 3 tampinhas de Bepantol líquido ao seu shampoo e condicionador.
Borrife ou espalhe o Bepantol líquido com as mãos nos cabelos antes de dormir, seus cabelos vão ficar muito mais hidratados, sem frizz e os cachos ficarão mais definidos.

Faça uma hidratação profunda e alisamento gradual com Bepantol líquido 1 vez por semana. Veja a receita:

-1 colher de sopa de Bepantol líquido
-4 colheres de sopa de iogurte natural
-4 comprimidos de aspirina diluídos
-1 colher de sopa de leite de côco

Dilua a aspirina no leite de côco, em seguida misture todos os ingredientes e passe nos cabelos secos. Deixe agir de 45 minutos a 2 horas, enxágue e penteie normalmente.
Essa receita ajuda a definir e soltar os cachos, hidratar e até mesmo alisar seus cabelos naturalmente aos poucos. A aspirina e o iogurte natural contém ácido salicílico e ácido láctico que são ingredientes usados em cremes de relaxamento caríssimos.

• Máscara Hidratante para Cabelos Danificados 
Misture uma banana madura amassada com 3 gotas de óleo de amêndoas, passe no cabelo todo e espere 15 minutos. Enxágue seus cabelos com água com gás, use condicionador e enxágue de novo normalmente.


Os cabelos são a moldura do rosto, certo?
É um processo simples e barato mais se feito corretamente é quase milagroso.
Então vamos cuidar muito bem deles gastando bem pouquinho.

• Receita do creme para super hidratação
Creme novex 10 ativos 1k
1 ampola de vitamina a, b e de queratina
1 colher de sopa de óleo de tutano*
1 colher de sopa de ceramidas

Preço total: 23,00
Rende umas 20 aplicações

Procedimento
Misture tudo ao creme
Lave os cabelos com shampoo anti resíduos (Com esse shampoo, os cabelos ficam mais ásperos, pois as escamas dos fios estão abertas para receber os produtos seguintes.)
Aplique o creme nos cabelo 1 vez por semana por 20 minutos, enxágüe muito bem, pois o tutano é bem oleoso, e procure não aplicar muito próximo a raiz também, eu aplico da orelha para baixo.

• Receita da cauterização ou plástica capilar
Lave os cabelo de 2 a 3 vezes com um shampoo anti resido(Com esse shampoo, os cabelos ficam mais ásperos pois as escamas dos fios estão abertas para receber os produtos seguintes.)
Logo em seguida retire o excesso de água e faça a super hidratação com o creme da receita acima,deixe por 20 minutos e enxágüe bem.
Em seguida com os cabelos úmidos aplique uma queratina liquida (varia de R$6 a R$20 o vidrinho) colocando bastante mesmo, espalhando por mexas por todo o cabelo.
Faça uma escova básica não precisa ficar 100% perfeita, só para dar uma secada mesmo com os cabelos ainda um pouco úmidos passe a prancha, nessa hora vai sair muita fumaça, não se assuste é normal e não vai estragar seus cabelos. Passe a prancha mexa por mecha até ficar bem seco.
Ao terminar, vai sentir seus cabelos grossos, este é o efeito da cauterização, você sela a hidratação dentro dos fios com a queratina e os cabelos como fica mais grossos ele quebra, arrebenta e resseca bem menos!
A cauterização para cabelos mais danificado é recomendada a cada 15 dias, e para manutenção de cabelo saudáveis 1 vez por mês.


CABELOS BRILHANTES E SEDOSOS

Chá de urtiga e camomila  Faça o chá usando 2 colheres das ervas e 2 litros de água, espere 30 minutos e acrescente meio copo de vinagre de maçã. Lave seus cabelos só com shampoo e passe a mistura nos cabelos repetidamente até acabar. Faça isso uma vez por semana. O vinagre sela a cutícula dos cabelos e as ervas acrescentam brilho.
Suco de laranja e mel - Misture um copo de suco de laranja com 1colher de mel e 3 gotas de óleo de amêndoa. Enxágue os cabelos com esta mistura depois de usar shampoo.

CRESCIMENTO

Você já não aguenta mais esperar seu cabelo crescer? É um saco quando seus cabelos estão naquela fase, nem curto, nem comprido, sem estilo e sem corte, né? É claro que não existe uma solução milagrosa que fará com que seus cabelos cresçam da noite pro dia, a não ser que você pague alto por extensões no salão e que você não se importe em viver com cabelos de estranhos. Caso esta não seja uma opção, existem alguns tratamentos caseiros baratinhos e fáceis que são comprovadamente eficazes em fazer com que seus cabelos cresçam mais rápido. Estes tratamentos também são eficientes em tratar queda de cabelo.

Primeiro, aumente seu consumo de proteínas e vitamina A. Acrescente à sua dieta muitas folhas verdes escuras, como espinafre e rúcula; leite, ovos, manga, soja, cenoura, repolho e amendoim.
Segundo, cuide bem dos cabelos. Lave-os apenas 2 vezes por semana, assim você evita queda excessiva dos cabelos e não os enfraquece. Não os lave em água quente  água morna ou fria é melhor para manter a saúde dos cabelos.
Terceiro, corte as pontinhas para que você se livre de pontas duplas que são as maiores inimigas do crescimento dos cabelos, Não precisa cortar muito, mas corte seus cabelos freqüentemente. O ideal e cortar de 6 em 6 semanas.
Agora experimente alguns dos tratamentos a seguir para que seus cabelos cresçam mais rapidamente de maneira saudável e natural.

• Bata uma gema de ovo e passe no couro cabeludo  massageie bem por 15 minutos até que fique levemente quente (assim você estimula a circulação nos fólicos capilares). Em seguir enxágüe com água fria, pois água quente irá cozinhar o ovo.  Lave com shampoo normalmente.

• Misture 1 colher de azeite à 1 colher de vitamina E - aplique ao couro cabeludo antes de ir dormir e massageie por 15 minutos até que fique levemente quente. Ponha uma toca plástica. Lave seus cabelos normalmente quando acordar no dia seguinte.

• Alecrim é ótimo para o crescimento dos cabelos e para evitar pontas duplas

A erva já era usada no Egito antigo para fazer com que cabelos crescessem mais rápido. Ferva 3 colheres de folhas secas de alecrim  com 1 copo e meio de água, ponha a mistura em um borrifador e espere 12 horas para que fique bem concentrada. Borrife todos os dias nas raízes e pontas dos cabelos.


• Cebola também é considerado um bom estimulante ao crescimento dos cabelos Você pode cortar uma cebola ao meio e passar no couro cabeludo, massageie por 15 minutos e lave os cabelos normalmente. Faça isso duas vezes por semana.

• Corte folhas de babosa e aplique o líquido ao couro cabeludo.
Massageie por 15 minutos. Lave seus cabelos normalmente.

• Use óleo de mamona (também conhecido como óleo de rícino) juntamente com óleo de côco .
Misture 1 colher de cada e massageie o couro cabeludo por 15 minutos até que fique levemente quente. Lave seus cabelos normalmente.

Boa sorte pessoal e espero que seus cabelos cresçam logo, lindos e macios. Cabelos são parte essencial da nossa beleza e eles tem um poder incrível de levantar nossa moral e auto-estima. Estes tratamentos beneficiam a saúde geral de seus cabelos e conseqüentemente os deixam lindos.

PONTAS DUPLAS

Não há uma solução permanente ou cura para pontas duplas! Isso é fato e se há produtos que clamam eliminar pontas duplas, não acredite e não jogue seu dinheiro fora  a única maneira de se livrar de pontas duplas é através de um bom corte. Às vezes cortar apenas as pontas não é suficiente, pois pontas duplas, apesar do nome, não ocorrem apenas nas pontas.

Afinal, o que são pontas duplas?
Pontas Duplas ou trichoptilosis acontece quando a cutícula dos fios de cabelo é destruída e o cortéx fica exposto criando pontas. Isso pode acontecer em qualquer parte do fio, não somente nas pontas e eventualmente o fio afetado quebra. Como as pontas são as partes mais velhas do fio, elas tendem a quebrar mais, ou seja, sofrem pontas duplas com mais freqüência.  Existem vários tipos de pontas duplas em estágios diferentes.

Na figura A, note a forma mais comum de ponta dupla, ao vê-la corte rapidinho para que ela não aumente. A figura B mostra uma ponta dupla um pouco mais acentuada. A figura C mostra a ponta tripla, que ocorre nas pontas e ao longo do fio. As figuras D, E, F, G mostram pontas duplas no meio do fio, algo que a maioria de nós nem percebemos, mas que causa frizz e outros danos nos cabelos.


                                      












O que causa pontas duplas?
Praticamente TUDO!! Lavar os cabelos, usar shampoos com sulfato, expô-los ao sol, não usar condicionador, desembaraçar os cabelos, fricção, tintura, processos químicos, alisamento, relaxamento, escova progressiva, secar no secador, usar chapinha, escovas, pentes finos, usar borrachinhas de cabelo, usar grampos, etc
Cabelo é composto por células mortas, por isso está se decompondo naturalmente com o tempo, é algo muito sensível que requere muito cuidado.
Eu acreditava ser imune às pontas duplas, mas dei uma de mudar a cor, por mechas e testar quase toda semana e me dei mal, agora meus cabelos estão com várias pontas duplas! Que tragédia!

Como evitar e reparar pontas dupla?
Como disse antes não há como reparar pontas duplas, você pode usar serums e óleos para controlá-las temporariamente, mas ao lavar os cabelos, você as verá de novo, não tem jeito!
A melhor opção é evitar pontas duplas, para isso há várias coisas que se deve fazer:
Sempre mantenha seus cabelos hidratados. Sempre use condicionador, sérums ou leave-in. Isso evita pontas duplas e frizz.