PRANCHAS E SECADORES

COMO ESCOLHER UMA CHAPINHA

A maioria das mulheres prefere usar os cabelos lisos, mesmo que os enrolados estejam na moda, à prova disso é o sucesso que a chapinha faz.
A chapinha embora seja um instrumento básico para muitas mulheres, existem tantos modelos, que na hora de escolher fica um pouco complicado.
A chapinha  é capaz de alisar os cabelos  com rapidez e eficiência  e sem precisar utilizar químicas. Ela vem evoluindo cada vez mais, no passado era feito de placas de alumínio, hoje elas possuem placas de cerâmicas, é usado até mesmo em técnicas de transformação e tratamento.
As escovas definitivas, por exemplo, utilizam a chapinha para dar a forma lisa aos fios. As cauterizações, feitas com produtos termo ativados, utilizam a chapinha para garantir maior penetração das substâncias hidratantes e reconstrutoras do fio.
Algumas chapinhas de metal tem um termostato, que funciona esquentando e esfriando a chapa. Na prática, isso é ruim para os fios porque a pessoa acaba passando mais vezes à chapa na mesma mecha quando a temperatura abaixa o que acaba danificando o fio.
As chapinhas de cerâmica, é um material que não desgasta tanto com o tempo e não cria vincos facilmente, se for utilizada da maneira correta. E a vantagem da cerâmica é com relação à temperatura. A temperatura é estável devido o material, não sendo necessário passar a prancha muitas vezes no mesmo lugar.
A evolução na ionização das chapinhas também foi algo muito importante. Os íons neutralizam a eletricidade estática dos fios, ou seja, acabam com o arrepiado, contribuem para fechar as cutículas e a aumentar o brilho e a maciez.
Os íons também fazem à quebra das moléculas de água que estão na superfície dos fios, o que facilita a absorção delas pelos cabelos. O que resulta em uma maior hidratação  e proteção para os fios.
Há também chapinhas que usam à tecnologia das ondas infravermelhas, que esquentam a parte mais central do cabelo e, por isso, não deixam danificar tanto a superfície dos fios.
Para escolher uma chapinha utilize os seguintes critérios:
Analise o comprimento dos fios. Para cabelos de médios a longos, as chapinhas mais largas são mais indicadas, por ser mais fácil de ser usada.
Para cabelos de médios a curtos, as melhores são as mais estreitas, pois são melhores, também, para modelar os fios, visto facilitar na hora de virar as pontas e para fazer ondulações nos cabelos.
Existem algumas marcas que oferecem modelos com duplas funções, de alisar e ondular os cabelos. Também com opções com dentinhos, que ajudam a alinhar os fios, e com lâminas em ziguezague, que servem para criar texturas para penteados.
É de fundamental importância conferir também a existência de um termostato no aparelho, caso ela seja de metal, que marca até 200° no máximo. Se for de cerâmica, verifique se esta é de boa qualidade e mantém mesmo a temperatura estável.
Se puder prefira uma de cerâmica e com íons, mas se quiser comprar a melhor mesmo, opte por uma que tenha, também, a tecnologia das ondas infravermelhas. De acordo com os especialistas, vale a pena investir nestes três quesitos. E para finalizar confira a facilidade de manutenção, para não perder o aparelho quando a garantia acabar.
O uso inadequado da chapinha ou sem uma proteção adequada pode promover queimaduras na superfície dos fios. O que resultaria na perda de queratina e no aparecimento de fissuras na cutícula, se a pessoa continuar a aplicar a chapinha nos fios sem cuidados, as fissuras vão abrindo cada vez mais até que os fios não resistem e arrebentam. O que deixará os fios ressecados e fragilizados.

Como usar a chapinha e sem agredir os fios:
O cabelo deve estar limpo e seco. Secar bem os fios com o secador é fundamental antes de usar a chapinha, e fazer uma escova seria ideal, pois irá facilitar no deslizar da chapa.
Use um bom produto termoativado para proteger os cabelos do calor e, de quebra, garantir o efeito liso por mais tempo. Use-o em todo o cabelo, sem exagero para não pesar os fios.
Aqueça a chapinha antes de passá-la nos fios, para que fique na temperatura ideal e não seja necessário ficar passando várias vezes na mesma mecha de cabelo.
Comece a passar pelos fios de trás. Divida o cabelo em mechas, prenda os fios de cima e da frente. Passe a chapinha da raiz para as pontas e apenas uma vez em cada mecha.
Passe a chapinha de forma contínua para não queimar os fios.
No caso da prancha de metal que não tiver um termostato, que desliga a chapinha de tempos em tempos, a pessoa terá que fazer isso manualmente, tirando-a da tomada de vez em quando, para que ela não aqueça demais e queime os fios.
Mesmo assim, a chapinha resseca os fios. É importante fazer hidratações no cabelo, tanto em casa como no salão, para restaurar a umidade perdida.



COMO PASSAR A CHAPINHA CORRETAMENTE

Passar chapinha é algo que milhões de mulheres fazem todos os dias no mundo inteiro e parece ser argo bem fácil, sem mistério. No entanto será que sua técnica de passar chapinha é boa mesmo?
A seguir, você irá aprender passo a passo a usar a chapinha como os melhores cabeleireiros profissionais o fazem. O que é melhor, ao passar chapinha corretamente você combate frizz e aqueles cabelinhos voadores que deixam qualquer cabelo com cara de desarrumado.
Você irá precisar de:

•Protetor térmico
•Prendedor de Cabelos
•Chapinha de Cerâmica
•Spray Fixador.
•Leave-in ou óleo de ceramidas.


• Primeiro Passo
Já com cabelos lavados normalmente com shampoo e condicionador e completamente secos (de preferência ao ar livre), pentei-os com um pente de madeira. Passe o protetor térmico, divida os cabelos em mechas e use o prendedor para separá-las. Use a chapinha de cerâmica no calor médio (tente não passar de 200 graus Célcius).

• Segundo Passo
Continue passando a chapinha mecha por mecha (as mechas não devem ser muito grossas), devagar, não puxe as mechas e não use muita  força, até que seus cabelos estejam totalmente lisos. Só passe a chapinha 3 vezes por mecha para evitar que danifique os fios.

• Terceiro Passo
Ao terminar, use o spray fixador para manter os cabelos alisados por mais tempo e para combater frizz.

• Quarto Passo
Finalize com o creme leave-in de sua escolha ou óleo de ceramidas, para manter seus cabelos saudáveis e livres de frizz e estática.


Pronto! É bem fácil, mas os cuidados certos podem fazer uma diferença enorme na saúde de seus cabelos. Calor excessivo danifica os cabelos ao longo prazo, sempre que possível deixe seus cabelos em seu estado natural e seus cabelos tiverem muito danificados dê um tempo nos secadores e chapinhas (pelo menos 1 mês) e use óleo de pequi ou de abacate para revitalizá-los.


10 DICAS PARA UMA CHAPINHA PERFEITA


A maioria dos salões hoje usa muito a chapinha, mas hoje em dia não temos tempo para ir todos os dias ou sempre que queremos, é por isso que é melhor sempre ter em casa uma chapinha profissional, de preferência as de Titânio, para fazermos o trabalho em casa.
1. O preço acaba sendo um fator decisivo quando compramos as nossas pranchas alisadoras. Não precisamos ter uma chapinha muito cara, por exemplo, uma que sempre indico é a Babyliss nano média, é versátil, bonita e leve. Vale cada real que custa.
2. É sempre melhor comprar pranchas de cabelo leves e com um projeto que facilite a pegada, ergonomicamente correta, e o mais importante, não pode ser muito pesada para poder ser usada sem cansar, também com cabo giratório, as da Babyliss pesam menos de 700 gramas e possuem todas as características anteriores..
3. Escolha a prancha de acordo com seu tipo de cabelo. A maioria dos comprimentos de cabelo precisa de uma chapinha de cabelo de e centímetros de largura, mas se você tiver cabelos longos, é interessante comprar uma chapinha  larga para facilitar o trabalho.
4. Quando estiver pensando em comprar uma chapinha, sempre de preferência á linha profissional, em cerâmica ou Titânio, que não trazem danos ao cabelo se usadas corretamente porque distribuem o calor de forma uniforme sobre as placas.
5. O tempo de aquecimento para a prancha deve ajudá-la a decidir sobre a melhor compra. De preferência aos modelos onde você pode ajustar a temperatura, ou pelo que tenha mais de três níveis de temperatura para ajustar.
6. Se a chapinha não aquece por igual, o alisamento não fica uniforme e ainda danifica os cabelos.
7. Não é aconselhável usar a prancha alisadora todos os dias, isso pode danificar o cabelo. Use somente quando necessário e de uma folga de pelo menos um dia na semana para seu cabelo.
8. Nunca use sua chapinha com os cabelos molhados, de pelo menos uma secada com a toalha e se possível uma passada de secador antes de iniciar o processo.
9. Nunca use chapinhas que não esquentam bem, pois o efeito obtido não dura por muito tempo, antes do  meio do dia acabou o efeito.
10. É sempre bom usar óleos de cabelo para proteção periodicamente, pois o uso excessivo de pranchas levará ao ressecamento dos cabelos.
Espero que aproveitem as dicas.

CHAPINHA PARA HOMENS

Pois é, agora os homens também podem alisar os cabelos. Segundo a Philips, fabricante da SalonStraight Men, a maioria dos homens usa cabelo curto (67%) e esse é o primeiro modelo criado exclusivamente para esse público. Vislumbrando aí um nicho de mercado, a empresa desenvolveu pranchas de titânio com um design ultrafino e mais leve permitindo que o cabelo possa ser alisado perto da raiz, para um penteado mais preciso.
O aparelho pequeno e compacto alcança temperaturas de até 200ºC e vem acompanhado de uma bolsa para guardar peças e pente. O produto foi apresentado na semana passada em um evento da empresa em Portugal e será comercializado no próximo trimestre. Não há previsão de chegada ao Brasil.
Há mais de 10 anos modelos masculinos alisam os fios para desfilar nas passarelas, mas a prática ainda não havia chegado ao ambiente doméstico, pois todos os modelos de pranchas eram desenhados para os cabelos das mulheres.




DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR SECADOR



A variedade de fios, cores e tipos de cabelo é um desafio para profissionais e fabricantes que precisam criar produtos e equipamentos que tratem dos mais variados tipos de cabelos.
O processo de escolha de um secador, portanto, tem lá seus segredinhos. Vamos a alguns deles?

Características de um secador

Potência: varia de 1.000 a 2.000 watts. Quanto mais elevada é a potência, maior é a quantidade de ar quente expelido e mais rápida é a secagem dos cabelos. Regra geral: para cabelos ondulados e lisos, até 1.600 watts dá conta do recado. Para os cabelos crespos o ideal são os secadores com mais de 1.800 watts de potência.
Velocidades e Temperaturas: responsáveis pela versatilidade do aparelho. Cada tipo de regulagem gera um resultado. Temperaturas altas são indicadas para modelagem. As mais frias finalizam o penteado;
Peso: quem tem cabelo médio ou longo deve optar pelos modelos mais leves. Senão, 15 minutos depois do início da secagem você pode sentir dores nos braços;
Tamanho: cada modelo tem suas vantagens e desvantagens. O compactos cabem em qualquer cantinho da bolsa, são mais leves e se adaptam melhor a sua mão, contudo, por terem baixa potência não são indicados para a secagem do dia a dia, apenas para emergências. Os modelos profissionais por serem maiores têm mais funções (íons,turmalina, cerâmica), potência maior e acessórios mais eficientes. Mas, claro fica difícil levá-lo em uma viagem;
Design: o desenho segue um padrão mais ou menos clássico. Fique de olho nos materiais que tornam a pegada mais segura e confortável;
Voltagem: importante se você for viajar, prefira os modelos bivolt;
Ruído: o Ibama e o Inmetro regularam a potência em 80 decibéis (dB). Portanto, olho nas informações do fabricante;
Raios infravermelhos: alguns modelos liberam raios infravermelhos, que penetram no cabelo, de dentro para fora, de forma rápida, deixando-os naturalmente hidratados, brilhantes e saudáveis;


Placas do alisador revestidas em cerâmica: esferas cerâmicas que quando aquecidas distribuem melhor o calor e mantém a temperatura constante. Emitem raios infravermelhos que higienizam e secam os cabelos muito mais rápido;
Íons negativos: neutralizam a eletricidade estática e fecham as cutículas dos fios. Os cabelos ficam com aparência mais brilhante, saudáveis, sedosos e com menos fios arrepiados;
Ar frio: quando usado como finalização, fecham as escamas dos fios, proporcionando mais brilho, evita o ressecamento excessivo e melhora na fixação do penteado;
Nanotecnologia titânio: modelos que empregam essa tecnologia reduzem as bactérias e fungos presentes no ar, proporcionando um jato de ar mais puro, resultando em uma secagem mais higiênica e cabelos mais limpos;
Bocais, centralizadores, direcionadores, escovas e demais acessórios: ajudam a direcionar a passagem de ar, facilitando os penteados. Existem dois tipos:
Difusores: são redondos, distribuem o ar de forma homogênea. Dá aos cabelos lisos um volume natural; aos cacheados, maior definição dos cachos; e aos ondulados, menos volume.
Concentradores: direcionam o ar para uma área específica, dando mais eficiência a escova.

Importante
Você dificilmente encontrará todas essas características em um único modelo. Então, comece por você: defina qual seu perfil e, claro, o objetivo com aquele aparelho. Depois, pense o quanto quer investir. Assim, fica mais fácil encontrar o modelo para a ocasião e preço escolhidos.


Mas o que é preciso pensar antes de comprar o melhor secador?
Se você viaja muito e costuma levar o secador, opte por modelos portáteis, menores, mais leves e, quem sabe até, dobráveis. Fique atento também a questão das diferentes voltagens nas tomadas. Lembre-se de escolher um modelo bivolt!
Na hora da compra, procure um modelo que tenha mais a ver com o seu tipo de cabelo. Cabelos cacheados, por exemplo, são sensíveis, fáceis de serem danificados. São cabelos "porosos", dizem os especialistas.
Neste caso dê preferência aos secadores com difusor. Não esqueça de que quanto maior a potência (varia entre 1.000 e 2.000 Watts ou mais!), maior a quantidade de ar quente.
Agora, se o que você precisa é deixar os cabelos mais lisos, a dica é optar por um secador com pelo menos 1.800 Watts. Para os cabelos mais delicados e com espessura mais fina e/ou cabelos mais lisos, o bom mesmo é um secador com regulagem de calor e jato de ar frio.
Pronta para comprar o seu secador? Aposto que sim!



Escova: Cuidados e Recomendações




Cuidados na hora da escova
Se você costuma fazer escova com os cabelos ainda pingando, não está fazendo de modo correto. Além de aumentar o tempo dos fios embaixo do secador, ressecando-os, ainda pode estar comprometendo o resultado. O ideal é utilizar a toalha como grande aliada, pois ela elimina o excesso de água o que ajuda a abaixar os fios.

Para não perder pontos no volume, o truque é dividir a cabeleira em quatro partes iguais e envolver a toalha em cada uma delas da raiz às pontas - uma de cada vez. Então, aperte e esfregue suavemente (não se esqueça de que seus fios, molhados, estão mais frágeis) de cima para baixo. Nos crespos, o ideal é fazer apenas um rabo-de-cavalo baixo é envolvê-lo com a toalha fazendo leve pressão para não embaraçar os cachos. 


Escova passo-a-passo

1. Após lavar os cabelos, enrole os numa toalha para tirar o excesso de água e desembarace os fios. 
2. Separe os cabelos em seções na nuca, nas laterais e parte superior da cabeça (a quantidade de seções deve variar de acordo com a quantidade de cabelo, mas deve compreender ao menos duas seções na parte superior da cabeça, duas na parte posterior e uma na nuca). 
3. Enrole cada uma das seções e prenda-as com um grampo, como se estivesse fazendo um mini coque. 
4. Solte uma das seções da nuca, posicione a escova por baixo dos cabelos e comece a passar o secador por cima dos fios, no sentido do comprimento das fibras, da raiz para as pontas. 
5. Enquanto utiliza o secador, vá puxando a escova para baixo, de modo firme e vagaroso, para estirar e alisar os cabelos. 
6. Repita o procedimento, invertendo a posição da escova e do secador (escova por cima, secador por baixo). 
7. O segredo consiste em movimentar a escova para esticar os fios, passando o secador ao mesmo tempo, para conferir uma aparência lisa aos cabelos, portanto, o secador deve sempre apontar para os cabelos, acompanhando o movimento e a direção da escova. 
8. Repita o procedimento em cada seção de cabelos, até que todos os fios estejam secos e com aparência lisa. 
9. Obedeça sempre a mesma sequência. Comece pelas seções da nuca, passe para as laterais e, por último, a seção superior da cabeça. 
10. Por fim, faça com que todas as seções se misturem e, com o auxílio do secador, dê o acabamento e acerte o penteado com um pente. 


Dicas

. Para conferir mais balanço e volume aos cabelos, puxe-os para o alto enquanto estiver fazendo a escova e, para um resultado ainda mais liso, puxe-os para baixo, rente a linha da cabeça.
. Faça escova no máximo duas vezes por semana para não estragar o cabelo.
. Antes de começar a fazer a escova, certifique-se de que o cabelo está limpo e desembaraçado.
. Não encoste o secador nos cabelos para não queimá-los. Procure sentir a temperatura e mantê-lo a uma distância de cerca de dez centímetros dos fios. 


Alternativa para escova

Todo mundo adora fazer escova, estar com os cabelos lisinhos, mas é inevitável que o abuso do secador acaba trazendo marcas horríveis para o cabelo; pontas duplas, ressecamento, perda do brilho... 

Para quem gosta de cabelos lisos e não sabe e nem quer recorrer a cada lavagem a escova, pode utilizar essa dica, aliás da época da vovó, que não necessita de tanta agilidade como a escova: a touca! 


Como fazer: Antes de fazer a touca, lave o cabelo e seque-o só um pouco. Passe seu leave-in como de costume. Divida o cabelo de lado e comece a enrolá-lo em volta da cabeça. Prenda com grampos, na hora de colocá-los, tome cuidado: se você prender muito o cabelo, corre o risco de deixá-lo marcado. Espere uma hora e vire a touca, ou seja, comece tudo novamente, mas no outro sentido até secá-lo completamente. O resultado é cabelo liso, sem os estragos que o secador causa. Se você tiver dúvidas, pergunta para a sua mãe, certamente ela conhecerá essa técnica e pode até te dar uma ajudinha. 


Obs.: Quanto mais crespo for o cabelo, maior o tempo em que a pessoa terá de permanecer com a touca. Se o cabelo não for tão crespo, nem é necessário virá-la, mas se sim, o ideal é passar o dia, ou a noite, com a touca. Aliás, essa dica é válida para cabelos mais ondulados mesmo, para os crespos ela dá um aspecto melhor, mas não chega a alisá-lo por completo. O recomendável é contactar uma profissional.